Home | PROFIBUS  |  Quais são os tipos de Mestre PROFIBUS
Quais são os tipos de Mestre PROFIBUS
Quais são os tipos de Mestre PROFIBUS

Segundo a norma definida pela PI Internacional, as redes PROFIBUS são constituídas por dois tipos de Mestre com papéis e processos diferentes entre si.

Mestres PROFIBUS Classe 1

O Mestre Classe 1 é responsável pelo controle do processo e realiza a troca de dados cíclica com os dispositivos de campo e está presente todo o tempo na rede. Os PLCs, SDCDs  e demais controladores são Mestres Classe 1.

Mestres PROFIBUS Classe 2

Já os Mestres Classe 2 são utilizados para outras funções que não o controle do processo. Por exemplo, uma estação de engenharia com um sistema de gerenciamento de ativos utiliza um mestre classe 2 para acessar parâmetros internos ou blocos funcionais em equipamentos Profibus PA. 

Funções PROFIBUS

Alguns mestres classe 1 podem também realizar a função de mestres classe 2. Uma rede Profibus pode não ter um mestre classe 2, ou ter um mestre classe 2 apenas temporariamente. Há diferentes ferramentas que trazem a função de mestre classe 2 no mercado, com diferentes aplicações, tipos de acesso e especificidades para que o cliente possa escolher aquele que melhor se adequa a sua aplicação.


Seja também um expert em PROFIBUS

Conheça mais produtos focados em Redes PROFIBUS

Acesse o site da TS para mais conteúdos sobre Redes Industriais.