Home | PROFINET  |  O que é protocolo LLDP?
O que é protocolo LLDP?
O que é protocolo LLDP?

LLDP (Link Layer Discovery Protocol) é um protocolo de comunicação definido pela IEEE 802.1AB e utilizado para identificar capacidades e características de suas conexões a seus vizinhos. O protocolo trabalha na camada de enlace do modelo OSI. 


O LLDP é semelhante ao CDP (Cisco Discovery Protocol), proprietário da Cisco, e tem a vantagem de ser aberto e não estar atrelado apenas a um fabricante, possibilitando diferentes aplicações e equipamentos.


Algumas das informações buscadas pelo protocolo LDDP incluem, mas não se limitam a:

- Nome e descrição das portas ethernet;

- Capacidade e status de auto negociação;

- Tipo de meio físico (100Mbps, 1000Mbps, Full ou Half Duplex, etc);

- Conexões físicas porta a porta.


Estas informações acima e outras são armazenadas em campos de memória  denominado MIB (Management Information Base) dentro de cada dispositivo e solicitadas via SNMP (veja nossa página sobre SNMP).


Pacote de dados LLPD


A imagem a seguir ilustra um exemplo de parte de um pacote de dados LLDP:


Em redes PROFINET o protocolo LLDP, juntamente com SNMP, dá permite a identificação da topologia de rede em todas suas conexões e dá suporte a identificação rápida de falhas, uma vez que faz o levantamento online e de forma segura, evitando a consulta a esquemas elétricos ou topologias de rede que podem não apresentar a mesma fidelidade.


Em caso de falhas de equipamentos, perda de pacotes em links ou quaisquer problemas que precisem de identificação física do equipamento o uso de LLDP permite a execução de manutenção corretiva rápida e até preditiva, evitando a falha.


Confira mais detalhes sobre o TS Monitor PROFINET.

Seja também um expert em PROFINET.

Acesse o site da TS para mais conteúdos sobre Redes Industriais.