Home | PROFINET  |  O que é GSDml?
O que é GSDml?
O que é GSDml?

O arquivo GSD, sigla para General Station Description, foi criado juntamente com o PROFIBUS para descrever as características de um equipamento. No PROFINET, este arquivo com a mesma função é criado em Markup Language (.xml) e por isso também se vê a escrita como GSDml.

Os arquivos GSD são padronizados pela PI International e disponibilizados pelo fabricante para cada dispositivo (e para diferentes versões do dispositivo), usualmente, em suas páginas web com fácil acesso ao fabricante.

IO Controller

Para exercer o controle de um processo o IO Controller precisa das informações de capacidades, funções e características de cada equipamento para tornar viável a troca de informações correta. Uma analogia básica é um gestor ter a ciência das capacidades de cada membro de uma equipe e assim determinar a melhor forma de executar uma tarefa (na realidade, a forma possível de realizar um controle).

É importante salientar que os arquivos GSD não informa aplicações, dados técnicos de instalação e especificações técnicas físicas do device.

Estes arquivos também são utilizados por ferramentas de análise e monitoramento para auxiliar a buscar e interpretação de alarmes (condições anormais) de equipamentos.

Abaixo listamos algumas informações contidas nos arquivos GSDml:

-Fabricante;

-Versão do GSD relacionada do hardware e software;

-Família de produto, por exemplo, IO, Switch, Gateway, Drive;

-Identificação do profile PROFINET;

-Diagnósticos específicos do fabricante;

-Módulos, submódulos e campos de dados disponíveis

Exemplo de arquivo GSDml

Seja também um expert em PROFINET.

Acesse o site da TS para mais conteúdos sobre PROFIBUS e PROFINET.