Home | PROFINET  |  Como identificar e solucionar perdas de pacote em Redes PROFINET
Como identificar e solucionar perdas de pacote em Redes PROFINET
Como identificar e solucionar perdas de pacote em Redes PROFINET

Uma das formas de diagnosticar problemas em cabos e conectores em redes PROFINET é utilizando as estatísticas de perda de pacotes. Estas estatísticas são ainda divididas em erros de CRC, colisões e diversos outros tipos de erro.

Perdas de pacotes PROFINET

Os dois mais comuns são os erros de CRC, que informam que um frame ethernet chegou corrompido e os erros de colisão, informando que, muito provavelmente, há um problema de configuração das portas.

Esta informação está presente nas tabelas MIB dos equipamentos e é buscada via SNMP (veja nosso post sobre SNMP) por ferramentas de análise como o TS Monitor PROFINET. Em alguns equipamentos como switches e CPUs esta informação está disponível nas páginas web e pode ser consultada pelo usuário.

Monitor PROFINET

Com uso do TS Monitor PROFINET, por exemplo, pode se detectar perda de pacotes em cada porta de sua rede, com informação das portas que tem aumentado suas perdas.

Monitor PROFINET

Na lista abaixo listamos as principais causas destes problemas, listadas da mais comum para as mais incomuns:

- Má qualidade do meio físico: conectores indevidamente montados, cabos danificados, cabos e conectores de baixa qualidade e danos ao cabeamento durante a passagem de cabos (cabos excessivamente dobrados, torcidos ou até com capas rasgadas e amassadas);

- Interferência eletromagnética (ruídos) é causa bastante comum em diversas instalações, principalmente, por desconhecimento ou falta de planejamento de projetos. Cabos de dados, incluindo cabos de rede PROFINET, devem sempre seguir as regras de distanciamento e os cuidados de instalação por eletrocalhas, eletrodutos e bandejas;

- Erros de configuração de portas são causas menos usuais, porém podem levar a perda e colisão de pacotes. Preferencialmente e para facilitar comissionamento portas ethernet devem ter suas configurações deixadas com negociação automática;

- Por último e menos usual, ainda que em casos de má instalação e problemas elétricos seja encontrado, a eletrônica de equipamentos pode ser a responsável pela geração de erros ou má interpretação de pacotes. Fisicamente é bastante difícil de diagnosticar e, na prática, a simples troca de placas de comunicação costuma ser mais fácil e traz mais resultado, ainda que possa envolver custos elevados.

Confira mais detalhes sobre o TS Monitor PROFINET.

Seja também um expert em PROFINET.

Acesse o site da TS para mais conteúdos sobre PROFIBUS e PROFINET.