O arquivo GSD, sigla para General Station Description, foi criado juntamente com o PROFIBUS para descrever as características de um equipamento. No PROFINET, este arquivo com a mesma função é criado em Markup Language (.xml) e por isso também se vê a escrita como GSDml.
Os arquivos GSD são padronizados pela PI International e disponibilizados pelo fabricante para cada dispositivo (e para diferentes versões do dispositivo), usualmente, em suas páginas web com fácil acesso ao fabricante.
IO Controller
Para exercer o controle de um processo o IO Controller precisa das informações de capacidades, funções e características de cada equipamento para tornar viável a troca de informações correta. Uma analogia básica é um gestor ter a ciência das capacidades de cada membro de uma equipe e assim determinar a melhor forma de executar uma tarefa (na realidade, a forma possível de realizar um controle).
É importante salientar que os arquivos GSD não informa aplicações, dados técnicos de instalação e especificações técnicas físicas do device.
Estes arquivos também são utilizados por ferramentas de análise e monitoramento para auxiliar a buscar e interpretação de alarmes (condições anormais) de equipamentos.
Abaixo listamos algumas informações contidas nos arquivos GSDml:
- Fabricante;
- Versão do GSD relacionada do hardware e software;
- Família de produto, por exemplo, IO, Switch, Gateway, Drive;
- Identificação do profile PROFINET;
- Diagnósticos específicos do fabricante;
- Módulos, submódulos e campos de dados disponíveis
Exemplo de arquivo GSDml
Seja também um expert em PROFINET.
Acesse o site da TS para mais conteúdos sobre PROFIBUS e PROFINET.