Neste tópico abordaremos os meios de transmissão mais comuns em redes PROFIBUS e suas principais características.
Cabo de par trançado
O cabo de par trançado é o meio de transmissão mais comum em redes PROFIBUS, consiste em dois fios condutores de cobre isolados e trançados entre si, com o intuito de reduzir impedância resultante e minimizar a interferência eletromagnética. De modo a possibilitar uma distância maior e melhor robustez contra interferências. Os cabos de par trançado são obrigatoriamente blindados no caso de aplicações PROFIBUS.
As redes PROFIBUS DP (Decentralized Periphery) e PROFIBUS PA (Process Automation) utilizam diferentes tipos de cabos de par trançado:
PROFIBUS DP
PROFIBUS PA
Fibra óptica
A fibra óptica é outro meio de transmissão utilizado em redes PROFIBUS, especialmente em aplicações que exigem longas distâncias ou imunidade a interferências eletromagnéticas. A fibra óptica utiliza sinais de luz para transmitir dados, oferecendo vantagens como menor atenuação de sinal e resistência a interferências eletromagnéticas.
As redes PROFIBUS podem utilizar quatro tipos de fibra óptica:
Redes sem fio
Embora menos comum, a comunicação sem fio também pode ser utilizada em redes PROFIBUS. A tecnologia sem fio é adequada para aplicações em que a instalação de cabos é difícil, dispendiosa ou inviável. A comunicação sem fio em redes PROFIBUS é realizada com taxas de transmissão variáveis e distâncias limitadas. Vale ressaltar que não há diretrizes de desenvolvimento destes equipamentos em normas, sendo as soluções proprietárias de cada fabricante.