TS Dicas: Interferência causada por drives industriais

Nesta primeira edição do TS Dicas vamos abordar um tema aparece com frequência em nossos relatórios técnicos: interferência causada por drives industriais.

Interferência causada por drives industriais

Teoria (de forma descomplicada)

Efeito pelicular

Efeito pelicular é um fenômeno físico caracterizado pela repulsão entre linhas de corrente elétrica, criando a tendência desta fluir na superfície dos condutores elétricos. Este efeito é proporcional à intensidade de corrente e aumenta com a raiz quadrada da frequência, com a permeabilidade magnética e com a condutividade elétrica do conduto [1]

Segmento de rede PROFIBUS

É um trecho da rede PROFIBUS em um mesmo meio-físico, sem passar por um isolador galvânico ou optico, como: repetidor, link de fibra, hub ou radio PROFIBUS

Equipotencialização de terra

É deixar uma região com o mesmo potencial de terra, ou seja, com equilíbrio de cargas de modo a não termos corrente circulando.

Prática – Apresentação do problema

Ao visualizar uma forma de onda PROFIBUS no modo diferencial, Figura 1, muitas vezes ofuscamos a condição de ruído da rede. 

interferência causada por drives industriais
Figura 1: Sinal diferencial (coleta real)

O sinal diferencial é muito importante para robustez do PROFIBUS pois faz com que o ruído em B seja anulado pelo ruído em A, no entanto, também pode esconder do usuário uma condição crítica de ruído em que a rede se entra, motivo pelo qual o TS Analisador PROFIBUS PRO sempre exporta para o relatório o sinal diferencial e os sinais de A e B. Na Figura 2, A e B do sinal acima podemos perceber de forma clara como há ruido nos sinais e que somente percebemos eles visualizando A e B. 

Formas de ondas no segmento de rede do endereço
Figura 1: Formas de ondas no segmento de rede do endereço 36 (formas de onda do endereço 31)

Geralmente tais interferências são causadas por efeito do fluxo de corrente de alta frequência provenientes dos drives industriais para controle de motor. O cabo de aterramento sob estas condições sofre com o efeito pelicular, de tal sorte que passa a conduzir a corrente pela superfície dos cabos. Nesta condição os cabos de aterramento convencionais (cobre nu) não surtem o efeito esperado, sendo um caminho com menor resistência a malha do cabo PROFIBUS que possui muitor filamentos, ou seja, muita superfície. O fato de ser geralmente estanhada, com baixa resistência, cria uma situação ainda mais favorável para esta corrente proveniente dos drives. 

Indicação de solução

Para atenuar este problema é recomendado a instalação de cordoalhas de aterramento do PE de cada escravo ao barramento de terra do painel e, também acompanhar o cabo de cobre nu do aterramento terra principal com uma cordoalha até o ponto de aterramento, drenando de forma mais eficiente estas correntes de alta frequência.


[1] Site: https://pt.wikipedia.org/wiki/Efeito_pelicular

Preencha o formulário para entrar em contato conosco

Preencha o formulário abaixo para solicitar um orçamento do TS Dicas: Interferência causada por drives industriais