Home | PROFIBUS  |  Case Monitoramento PROFIBUS | Mineradora
Case Monitoramento PROFIBUS | Mineradora

Case de sucesso | TS Monitor PROFIBUS | Mineradora

Em um de nossos projetos - no setor de mineração - com mais resultados ao longo dos anos, tivemos um caso interessante em que o TS Monitor PROFIBUS foi fundamental para não comprometer a produção.

Vale salientar que neste cliente o TS Scope DP ainda não é uma realidade, mas certamente tornaria a solução ainda mais rápida e simples (atualmente o cliente possui para oscilográfia o TS Analisador PB PRO, nossa ferramenta móvel com a mesma aplicação técnica do TS Scope DP). 

Problema no CCM

O problema ocorreu no CCM, de uma das áreas mais críticas deste cliente. Só não se tornou mais severo devido ao sistema de monitoramento, vamos percorrer o passo-a-passo da investigação:

  1. O evento teve início com retentativas no escravo de endereço #56;
  2. 1h depois já havia atingido 2 escravos; 
  3. 2 horas já estava afetando 39 escravos, vide Figura 1.
Monitor PROFIBUS Status
Figura 1 – Após 3 horas 39 escravos com a comunicação comprometida

Análise das informações PROFIBUS

O relatório do TS Monitor foi enviado a TS após 3h do primeiro evento crítico. A partir de então foi possível auxiliar no plano de combate ao evento, o primeiro passo foi solicitar uma medição da oscilográfia com o TS Analisador PB PRO, para enxergamos a condição do sinal PROFIBUS dos escravos, mais afetados. Estes escravos foram selecionados pelo maior número de retentativas, historiadas pelo TS Monitor, vide Figura 2.

Relatório TS Monitor
Figura 2 – Escravos com muitas retentativas. (Relatório do TS Monitor enviado pelo cliente)

Ainda analisando os relatórios encontramos mais escravos com muitas retentativas, vide Figura 3.

Relatório TS Monitor
Figura 3 – Escravos com muitas retentativas. (Relatório do TS Monitor enviado pelo cliente)

Análise dos sinais

Foram encontrados 4 inversores de frequência com indício de baixo isolamento nas placas de comunicação PROFIBUS, os sinais de A e B estavam flutuando, como mostra a Figura 4 abaixo, retirada do relatório do TS Analisador. 

OBS: Em laranja indicamos a faixa aceitável pelas diretrizes PROFIBUS, segundo Pag. 63 do PROFIBUS_Commissioning_8032_V121_Sep19.

Relatório Analisador PROFIBUS
Figura 4 – Forma de onda fora de norma. (Relatório do TS Analisador PB PRO enviado pelo cliente)

Este tipo de condição de oscilação no sinal de A e B é bastante comum em casos em que a eletrônica de algum escravo está apresentando problema, pelo nosso histórico de serviço de campo podemos dizer que a baixa isolação é o indício mais forte para este caso.

Para alguns escravos o sinal de A e B chegou a sair da escala de medição do TS Analisador PB PRO, vide Figura 5, mesmo o equipamento possuindo a possuindo a maior escala entre os analisadores disponíveis no mercado.

Relatório Analisador PROFIBUS
Figura 5 – Forma de onda saindo da escala de medição. (Relatório do TS Analisador PB PRO enviado pelo cliente)

Tomada de decisão e solução paliativa

Como não poderíamos realizar uma parada longa e isolar os inversores um a um e assim identificar qual estava dando esta fuga para a massa de terra, optamos por isolar em um novo segmento 4 deles, os que apresentavam sinal pior. Assim maneira que mesmo que de modo paliativo planta voltou a operar sem problemas.

Como ponto futuro a esta ação deixamos agendado para a próxima parada geral deste cliente a avaliação de cada um dos inversores isolados neste novo segmento, com foco em trazer a solução definitiva a falha encontrada pelo TS Monitor PROFIBUS.