Em um de nossos projetos – no setor de mineração – com mais resultados ao longo dos anos, tivemos um caso interessante em que o TS Monitor PROFIBUS foi fundamental para não comprometer a produção.
Vale salientar que neste cliente o TS Scope DP ainda não é uma realidade, mas certamente tornaria a solução ainda mais rápida e simples (atualmente o cliente possui para oscilográfia o TS Analisador PROFIBUS PRO, nossa ferramenta móvel com a mesma aplicação técnica do TS Scope DP).
Problema no CCM
O problema ocorreu no CCM, de uma das áreas mais críticas deste cliente. Só não se tornou mais severo devido ao sistema de monitoramento, vamos percorrer o passo-a-passo da investigação:
- O evento teve início com retentativas no escravo de endereço #56;
- 1h depois já havia atingido 2 escravos;
- 2 horas já estava afetando 39 escravos, vide Figura 1.
Análise das informações PROFIBUS
O relatório do TS Monitor foi enviado a TS após 3h do primeiro evento crítico. A partir de então foi possível auxiliar no plano de combate ao evento, o primeiro passo foi solicitar uma medição da oscilográfia com o TS Analisador PB PRO, para enxergamos a condição do sinal PROFIBUS dos escravos, mais afetados. Estes escravos foram selecionados pelo maior número de retentativas, historiadas pelo TS Monitor, vide Figura 2.
Ainda analisando os relatórios encontramos mais escravos com muitas retentativas, vide Figura 3.
Análise dos sinais
Foram encontrados 4 inversores de frequência com indício de baixo isolamento nas placas de comunicação PROFIBUS, os sinais de A e B estavam flutuando, como mostra a Figura 4 abaixo, retirada do relatório do TS Analisador.
OBS: Em laranja indicamos a faixa aceitável pelas diretrizes PROFIBUS, segundo Pag. 63 do PROFIBUS_Commissioning_8032_V121_Sep19.
Este tipo de condição de oscilação no sinal de A e B é bastante comum em casos em que a eletrônica de algum escravo está apresentando problema, pelo nosso histórico de serviço de campo podemos dizer que a baixa isolação é o indício mais forte para este caso.
Para alguns escravos o sinal de A e B chegou a sair da escala de medição do TS Analisador PB PRO, vide Figura 5, mesmo o equipamento possuindo a possuindo a maior escala entre os analisadores disponíveis no mercado.
Tomada de decisão e solução paliativa
Como não poderíamos realizar uma parada longa e isolar os inversores um a um e assim identificar qual estava dando esta fuga para a massa de terra, optamos por isolar em um novo segmento 4 deles, os que apresentavam sinal pior. Assim maneira que mesmo que de modo paliativo planta voltou a operar sem problemas.
Como ponto futuro a esta ação deixamos agendado para a próxima parada geral deste cliente a avaliação de cada um dos inversores isolados neste novo segmento, com foco em trazer a solução definitiva a falha encontrada pelo TS Monitor PROFIBUS.