Home | PROFIBUS  |  Guia Definitivo: 6 passos para montar um Conector PROFIBUS
Guia Definitivo: 6 passos para montar um Conector PROFIBUS
Guia Definitivo: 6 passos para montar um Conector PROFIBUS

Conector PROFIBUS. A TS elaborou um Guia Definitivo com 6 passos para montar um conector em sua rede PROFIBUS e garantir imunidade, blindagem e proteção contra interferências, vibrações e falhas na comunicação industrial.

 

Medir e Decapar

 

1ª Passo | Cada conector tem um tamanho correto para decapar o cabo, o TS Conector PROFIBUS tem este modelo no próprio corpo do conector. Com esta medida em mãos utilize um decapador PROFIBUS ajustado, de modo que a malha seja preservada e os condutores A e B tenham o tamanho correto e não sofram dano ou estejam curtos. Ao decapar é importante tomar cuidado com os resíduos de malha de blindagem evitando que entrem na eletrônica de equipamentos e gerem curto-circuito.    

 

 

Verificar a condição da malha

 

2º Passo | Confira se nenhum fio da malha ficou maior do que o padrão do decapador, evitando assim um curto-circuito entre os condutores de sinal e a malha de blindagem.    

 

 

Verificar se a medida está correta 

 

3º Passo | Confira se a medida utilizada para decapar está correta, apoiando o cabo sobre o conector como Figura 1.

Decapar os condutores A e B

 

4º Passo | No caso de conector com borne, utilize ferramenta adequada para decapar os condutores, evitando dano mecânico aos mesmos. Este erro é bastante comum ao utilizar tesouras, estiletes ou alicates de corte grosseiros, o que deixa os condutores danificados e permite a quebra do condutor rapidamente, diminuindo significativamente a durabilidade da infraestrutura PROFIBUS. Uma decapagem adequada pode ser vista na Figura 2.

       conector-profibus

 

Montar Conector PROFIBUS 

 

5º Passo | Com o cabo decapado como na Figura 2, encaixe no conector -conferindo os itens da Figura 3 - e aperte os bornes. Após a montagem é indicado utilizar uma ferramenta como o TS Testador PROFIBUS para verificar se há continuidade nas extremidades do segmento entre A, B e malha. 

 

conector-profibus

 

Para finalizar:

  1. 1. Verifique se não ficou condutor de cobre exposto. E se não tem malha junto no borne.
  2. 2. Verifique se a malha continua integra e está neste espaço designado a realizar o contato com ela.
  3. 3. Verifique se a capa do cabo está na área correta, onde estão os dentes que auxiliam a fixação do cabo

 

Testar o cabeamento 

Com o auxílio do TS Testador TDC-1000 teste o cabo e verifique e garanta que a montagem foi adequada, os condutores devidamente instalados nos conectores e que há continuidade na malha de blindagem é primordial para a qualidade da comunicação. Estes itens devem ser parte de conferência em toda instalação ou manutenção de redes PROFIBUS.

Caso o equipamento encontre algum problema refaça os passos de 1 a 5.

 


Para mais conteúdos acesse o Blog ou LinkedIN da TS


TS | Redes Industriais